Blog

Desafiando gigantes: você tem medo dos seus concorrentes que já estão há anos no mercado?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Esse final de semana eu assisti a um filme que me chamou a atenção. Decidi fazer uma breve comparação do filme com o mundo dos negócios. Como é desafiar um gigante e entrar em um mercado dominado por grandes empresas?

 

Eu entrei em um mundo cheio de grandes empresas atuando em tecnologia. Logo no meu primeiro projeto desafiei de cara a maior empresa de cronometragem esportiva do mundo. O que aconteceu? É bem previsível: primeiro projeto, imaturidade como empreendedor, falta de conhecimento dos concorrentes. O resultado não poderia ser outro: FRACASSO.

Fracasso é uma palavra com a qual nós empreendedores temos que nos acostumar, mas nunca nos deixar abater por ela. Somos movidos por vitórias e fracassos, mas sempre buscamos a vitória, pois é melhor vencer do que perder. Nunca desanimei com esse primeiro fracasso e parti para alcançar outras oportunidades.

Sou apaixonado por uma tecnologia específica que é o RFID (Identificação por Rádio Frequência). Por todo lugar, vejo aplicação para ela. Mais uma vez abracei um grande desafio.

Em 2012 escrevi um post intitulado Biblioteca RFID. Até hoje ele é o primeiro na busca orgânica no Google para automação em biblioteca. Esse post trouxe diversos clientes e gerei muitos leads com o post, mesmo sem ter um produto definido. Eu só sabia que o RFID poderia otimizar, e muito, o funcionamento de uma biblioteca. Foi então que apareceu um grande cliente interessado. No primeiro momento bateu aquele medo danado de executar o serviço, afinal eu tinha apenas um post e uma ideia na cabeça, foi ai que fui desafiar os “gigantes”. Eu não tinha um sistema programado, tão pouco equipamentos que pudessem atender esse cliente. Fui buscar ajuda no mercado e encontrei dois gigantes. Um deles é a empresa 3M, uma das empresas mais inovadoras do mundo que tem uma linha completa para automação de bibliotecas utilizando o RFID. O outro gigante é uma empresa que fornecia o software para a biblioteca do colégio que era o meu cliente. Fiz parcerias com estes dois gigantes.

A 3M poderia me engolir tranquilamente e ficar o cliente. Mais uma vez eu teria que aceitar a derrota, mas então veio a sacada: parar de tratá-los como concorrentes e torná-los parceiros. Foi exatamente o que fiz.

Minha empresa era pequena, era apenas eu e mais um sócio atendendo a um grande colégio. E qual era o nosso diferencial em relação à 3M? AGILIDADE. Por sermos pequenos somos muito mais ágeis que as grandes multinacionais e temos que aproveitar essa condição que as pequenas empresas possuem. Não temos burocracias, não temos um sistema hierarquizado e por isso temos enormes vantagens perante os gigantes.

Portanto, não desanime e não sinta medo se você tem uma ideia e já tem uma gingante executando algo parecido. Crie diferenciais, agilize o processo, atenda MUITO BEM seu cliente e não tenho dúvidas que você vai deixar o gigante para trás.

Essa inspiração toda veio depois de ver o filme Desafiando Gigantes. O time de futebol americano perdia em todas as partidas. A partir do momento em que o técnico resolveu mudar de atitude e pensar positivo, colocar na cabeça dos meninos que eles tinham condições de ganhar, que não podiam sentir medo dos adversários e tinham que ser mais confiantes, tudo começou a melhorar e o time foi campeão estadual.

A mensagem que quero deixar é: seja confiante nas suas ideias, planeje e execute-as. Se tiver um gigante te assombrando, dê um jeito de passar por ele, seja ágil, conquiste seu espaço e, sem dúvida, você vai sair vencedor no final desse jogo.

Procurar

Ther Sistemas

A Ther Sistemas nasceu com a ideia de através da tecnologia proporcionar maior controle, visão sistêmica, solução personalizada e eficiência na gestão de empresas (maximizando ganhos e minimizando custos).

"Fazemos tudo para simplificar a tomada de decisão do gestor. Sistemas personalizados com foco na solução do problemas e de fácil usabilidade, faz com que tenhamos as melhores soluções empresariais/administrativas que envolvam T.I."

Parceiros

Sebrae Minas
Universidade Federal de Viçosa
Incubadora de Empresas de Bases Tecnológicas
Eliptec Automação
Viçosatec
Pergamum

Contatos

  Email: contato@thersistemas.com.br

   (31) 3885-2424 ou (31) 9 9947-4426

   Av Oraida Mendes de Castro, 6000 Sala 23, Novo Silvestre - Viçosa, MG

Conecte-se conosco